sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Gaita Ponto

A gaita-ponto é um instrumento musical similar ao acordeão que possui botões no lugar de teclas, sendo por esta razão também conhecida como gaita-de-botão, gaita botonera ou como gaita diatônica.

É um instrumento de difícil execução e ameaçado de extinção pela falta de artistas que o utilizem. A sua característica maior é a de possuir um sistema de afinação diferenciado no qual, quando se abre e fecha o fole, desfruta-se de tons diferentes. Também possui uma afinação própria ao instrumento, tendo uma nomenclatura apropriada para o respectivo tom e escala (ex.: dó maior e sol maior, semelhande à gaita-de-boca). Os tipos e marcas mais comuns no Brasil são Todeschini (24 baixos) e Universal (40 baixos).

O gaúcho Renato Borghetti, o Borghettinho, é considerado um mestre do instrumento e conhecido por expandir a cultura do sul do Brasil através da gaita-ponto.

A gaita ponto rendeu a grandes instrumentistas como Reduzino Malaquias, Tio Bilia e Sadi Cardoso o reconhecimento musical que ainda é inspiração de muitos gaiteiros. Sadi Cardoso foi o autor da música "Minuano" utilizada na trilha da minissérie "O Tempo e o Vento" e foi professor de muitos gaiteiros como Chico Brasil, Fofa e Jacson Moraes.

O instrumentista Edilberto Bérgamo é considerado um revolucionário no modo de tocar esse instrumento. O gaiteiro Chico Brasil é exímio no modo de tocar fandango no sul do Brasil e peculiar pela sua grande técnica do jogo-de-fole. Também o gaiteiro Gilberto Monteiro é famoso por suas composições com gaita-ponto de 8 baixos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: